SimPliFiqUe

sábado, 12 de novembro de 2016

Por que a beterraba não pode faltar na sua alimentação




Esse tubérculo de sabor doce esconde incríveis propriedades para a nossa saúde. Entre elas, é um grande filtrante do fígado, reduz a hipertensão, combate a constipação e nos dá muita energia.

Descubra nesse artigo por que deveríamos consumir a beterraba todos os dias e de que maneiras podemos fazê-lo para ir variando as receitas.

A beterraba
A beterraba, também conhecida como betabel, é um vegetal cuja parte mais consumida é a raiz embora, como vamos explicar neste artigo, também possamos consumir seus caules e suas folhas. Ela contém quantidades importantes de vitamina B e C, minerais como o potássio, o ferro, o sódio ou o magnésio e a fibra.

Benefícios para a saúde

Ratos são clonados a partir de uma gota de sangue no Japão


CIÊNCIA

Uma equipe de pesquisadores chineses afirmou que conseguiu produzir com sucesso ratos clonados a partir de uma gota de sangue. Os cientistas do instituto RIKEN, na cidade de Tsukuba, ao norte de Tóquio, extraíram glóbulos brancos de uma gota de sangue de um camundongo de laboratório para realizar o experimento. As informações são do NewsOnJapan.

Os ratos clonados têm as mesmas informações genéticas dos "originais", com o mesmo conteúdo encontrado nas células. Os pesquisadores criaram os clones ao extrair linfócito presentes no sangue.

De rato com pelo humano a cão que brilha; veja experiências genéticas













-27 de Junho de 2013

Fonte: Terra

Menino de dois anos é curado de paralisia cerebral com células-tronco



NOTICIAS PB
26/05/2013



Médicos alemães afirmam nesta semana terem curado com sucesso uma criança, de 2 anos, que sofria de paralisia cerebral. O tratamento, realizado a partir de células-tronco do próprio paciente, foi realizado por especialistas do Hospital Universitário de Bochum, na Alemanha. O caso é o primeiro no mundo. As informações foram divulgadas em nota pelo hospital.

O menino, identificado apenas como L.B., sofreu uma parada cardíaca em novembro de 2008. Como sequela, ele sofreu graves danos cerebrais que o levaram ao estado vegetativo. Os médicos alertaram aos pais que as chances de sobrevivência do menino eram mínimas.
Os especialistas, então, começaram a pesquisar quais opções poderiam ser aplicadas para recuperar o menino. Mas, descobriram que não havia nenhum tratamento conhecido para paralisia cerebral infantil.
"Em uma situação desesperada, os pais também pesquisaram na literatura terapias alternativas", disse o Dr. Arne Jensen da Clínica de Ginecologia do Bochum, que realizou o novo tratamento. "Eles nos procuraram e perguntaram sobre as possibilidades de utilização do sangue do cordão umbilical do seu filho, congelado no seu nascimento”.

Doença semelhante a aids é descoberta por cientistas





Foto: AP

SAÚDE.
Sarah K. Browne, à direita, conversa com Kim Nguyen, paciente do Instituto Nacional de Saúde


Pesquisadores identificaram uma doença misteriosa que causa sintomas semelhantes aos da aids e já afetou pessoas na Ásia e nos Estados Unidos, embora elas não estejam infectadas pelo HIV. Com a doença, o sistema imunológico dos pacientes fica frágil e incapaz de se defender de germes e possíveis problemas. A causa da doença é desconhecida, mas parece não ser contagiosa.

Esse é um outro tipo de imunodeficiência adquirida que não é hereditária e afeta os adultos, mas não espalha da mesma maneira como a aids por meio de um vírus, disse Sarah Browne, cientista do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas. Ela ajudou a conduzir o estudo com pesquisadores na Tailândia e Taiwan, onde a maior parte dos casos foram encontrados desde 2004. O relatório está na New England Journal of Medicine.

Sabe como melhorar a memória?





Dicas para turbinar a memória

Há pessoas que já nascem com uma aptidão de concentração, retenção e evocação mais desenvolvida Por que algumas pessoas têm boa memória e outras não? A pergunta pode soar meio enigmática, mas saiba que a capacidade de memorização depende de vários aspectos. Existe, por exemplo, um importante componente genético: há quem nasça com uma aptidão de concentração, retenção e evocação mais desenvolvidos. Porém, a esse presente dos genes vem se juntar uma série de fatores ambientais que também influenciarão, potencializando ou esmagando tal habilidade.


"Contam idade, atividade profissional, grau de escolaridade, ritmo do sono, prática de atividade regular, uso ou não de medicamentos que possam atrapalhar o processo, consumo ou não de álcool, nicotina e outras drogas, grau de organização e, claro, treinamento da memória", salienta Leandro Teles, médico neurologista membro do corpo hospitalar do Albert Einstein, Sírio Libanês, Oswaldo Cruz e Samaritano, todos em São Paulo.

Com ele concorda Nanci Azevedo Cavaco, psicopedagoga e neurocientista com especialização em memória e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), sócia-diretora da Academia do Cérebro, no Rio de Janeiro. "Fatores hereditários inclinam, mas não são determinantes. Atitudes saudáveis – desde dormir bem e se exercitar até ter uma boa alimentação – contribuem muito para melhorar essa capacidade. Em uma comparação apenas ilustrativa, pense em uma pessoa magérrima que, à medida que faz musculação e come direito, começa a ganhar massa muscular. É mais ou menos a mesma coisa, o cérebro vai sendo turbinado."