SimPliFiqUe

domingo, 22 de outubro de 2017

O QUE É HIDROCEFALIA?


O QUE É HIDROCEFALIA?

A hidrocefalia é o acúmulo excessivo de líquido cefalorraquidiano dentro do crânio, que leva ao inchaço cerebral. A hidrocefalia pode afetar pessoas de qualquer idade, mas é mais comum nas crianças e nos idosos. Não existem métodos preventivos de hidrocefalia. No entanto, existem maneiras de reduzir o risco da doença. Se você estiver grávida, comece o prénatal o quanto antes. Proteja-se contra doenças infecciosas. Siga a vacinação recomendada, previna e trate rapidamente infecções e outras doenças associadas à hidrocefalia.

Há três tipos de hidrocefalia. A classificação se dá de acordo com a causa.

HIDROCEFALIA OBSTRUTIVA:
Esse tipo da doença ocorre quando há um bloqueio no sistema ventricular do cérebro, impedindo que o líquido cefalorraquidiano flua normalmente pelo cérebro e pela medula espinhal.

HIDROCEFALIA NÃO-OBSTRUTIVA:
A hidrocefalia não-obstrutiva é resultante da baixa produção ou absorção do líquido cefalorraquidiano.

HIDROCEFALIA DE PRESSÃO NORMAL:
Este tipo de hidrocefalia afeta principalmente pessoas idosas. Ela é resultado de um trauma ou doença, mas as causas exatas ainda não estão totalmente claras.

SINTOMAS DE TUMOR CEREBRAL

SINTOMAS DE TUMOR CEREBRAL

Os sintomas de tumor cerebral são diferentes de acordo com o lobo cerebral afetado, e, por isso, em alguns casos podem ser confundidos com problemas de visão, como miopia ou astigmatismo, por exemplo.

Assim, é recomendado que caso os sintomas se mantenham por mais de 1 mês, se consulte um neurologista para fazer uma ressonância magnética.

- Dor de cabeça que se torna mais severa e frequente
- Náuseas e vômitos persistentes
- Alterações visuais e auditivas
- Convulsão
- Agitação motora
- Fraqueza ou rigidez muscular
- Perda de sensibilidade em qualquer parte do corpo
- Falta de coordenação
- Dificuldade para falar ou entender o que é dito
- Esquecimento das palavras
- Problemas com leitura e escrita de modo inexplicável
- Movimentos involuntários
- Déficit motor de membros

TUMOR NA MENINGE

TUMOR NA MENINGE 

Meningioma consiste em um tumor, geralmente benigno, que tem origem nas membranas que envolvem e protegem o cérebro e a medula espinhal. Estas membranas recebem o nome de meninges, vindo daí o nome do tumor.

No geral, os meningiomas crescem lentamente e levam a poucas manifestações clínicas, especialmente no começo. Deste modo, o indivíduo descobre que têm meningioma quando este encontra-se significativamente grande, a ponto de comprimir estruturas cerebrais e manifestar alguns sintomas como:

· Dores de cabeça
· Vômito
· Convulsões
· Visão embaçada
· Fraqueza nos braços ou pernas
· Dormência
· Problemas de fala

O ideal é que o paciente busque ajuda médica assim que perceber qualquer um dos sintomas. No caso do câncer, quanto antes a doença for descoberta, melhor. 

Uma vez que, habitualmente, este tumor não leva a manifestações clínicas, o diagnóstico costuma ser feito por acaso (achado incidental), quando o indivíduo realiza certos exames de imagem, como tomografia computadorizada ou ressonância magnética, objetivando avaliar outro problema.

Esteja em dia com seus exames e qualquer sinal suspeito procure seu médico.

POSTURA DA COLUNA

Você costuma sentir dores nas costas após um longo dia de trabalho?

Segundo o Ministério da Previdência Social, a dor na coluna é a principal razão de afastamento do trabalho, sendo responsável por quase 160 mil licenças anuais, e a segunda maior causa de aposentadoria por invalidez. 

O problema pode ter uma origem comum: a má postura, principalmente se a sua profissão exigir que passe horas sentado na frente de um computador. 

– Mantenha os calcanhares no chão ou em uma rampa de apoio. Os joelhos devem fazer um ângulo de 90 graus ou ficarem um pouco mais altos que o quadril.

– Mantenha sempre os cotovelos apoiados. Caso sua cadeira não tenha braços reguláveis, mantenha-os na mesa.

– Os punhos também devem ser apoiados sobre uma peça confortável.

– O encosto da cadeira deve ficar sempre em contato com a região lombar.

– Mantenha o quadril bem próximo ao encosto da cadeira.

– Mantenha o olhar sempre no horizonte. Caso você utilize lentes progressivas, o monitor deve ficar um pouco mais abaixo para evitar a extensão do pescoço (rosto olhando para cima).

– O ideal é fazer pausas de 10 minutos a cada 1 hora de trabalho diante do computador.

FRUTAS QUE PROTEGEM NOSSO CÉREBRO: ABACATE.


FRUTAS QUE PROTEGEM NOSSO CÉREBRO: ABACATE.
O abacate é uma excelente fonte de gordura monoinstaturada de altíssima qualidade, contém ômega 3, vitamina E e ácido fólico, ideal para proteger o cérebro do desgaste prematuro, ajuda prevenir doenças como o Alzheimer.

Além disso fortalece o sistema imunológico, está entre os poucos alimentos que contêm glutationa, um poderoso antioxidante que ajuda o fígado fazer seu trabalho, é vital para um bom sistema imunológico.

Esclerose Múltipla: Conheça os sintomas.

Esclerose Múltipla: Conheça os sintomas.

A esclerose múltipla é uma doença autoimune que afeta o cérebro, nervos ópticos e a medula espinhal (sistema nervoso central). Isso acontece porque o sistema imunológico do corpo confunde células saudáveis com "intrusas", e as ataca provocando lesões. O sistema imune do paciente corrói a bainha protetora que cobre os nervos, conhecida como mielina. A fase inicial da esclerose múltipla é bastante sutil. Os sintomas são transitórios, podem ocorrer a qualquer momento e duram aproximadamente uma semana.

Tais características fazem com que o paciente não dê importância às primeiras manifestações da doença que é remitente-recorrente, ou seja, os sintomas vão e voltam independentemente do tratamento.A pessoa pode passar dois ou três anos apresentando pequenos sintomas sensitivos, pequenas turvações da visão ou pequenas alterações no controle da urina sem dar importância a esses sinais, porque, depois de alguns dias eles desaparecem.

Com a evolução do quadro, aparecem sintomas sensitivos, motores e cerebelares de maior magnitude representados por fraqueza, entorpecimento ou formigamento nas pernas ou de um lado do corpo, diplopia (visão dupla) ou perda visual prolongada, desequilíbrio, tremor e descontrole dos esfíncteres.

Troque o sal por

O QUE É LORDOSE, QUAIS AS CAUSAS:


O QUE É LORDOSE, QUAIS AS CAUSAS:

Lordose é o nome que se dá à curvatura excessiva na coluna vertebral, que está presente na região cervical e lombar. Diferentemente de outras curvas, a lordose é uma curvatura para dentro. Há também as curvaturas cifóticas, em que as curvas são projetadas para fora da caixa torácica, e as curvas escolióticas, que se referem à uma curvatura lateral da espinha.

Causas da Lordose:

- Predisposição genética.

- Discite, que é a inflamação do espaço intervertebral dos discos da coluna.

- Obesidade, que pode fazer com que algumas pessoas com sobrepeso se inclinem para trás para buscar o equilíbrio perfeito.

- Cifose (ou corcunda)

- Osteoporose

- Má postura

- Gravidez

- Espondilolistese, que ocorre quando uma vértebra escorrega para frente em relação a uma vértebra adjacente, geralmente na coluna lombar.

PARKINSON E A CIRURGIA DE ESTIMULAÇÃO CEREBRAL PROFUNDA (DBS)

PARKINSON E A CIRURGIA DE ESTIMULAÇÃO CEREBRAL PROFUNDA (DBS)

O procedimento, que em inglês é conhecido como Deep Brain Stimulation (DBS), consiste na implantação de uma espécie de marca-passo no cérebro. Similar ao aparelho usado em cirurgias cardíacas, a técnica oferece alívio imediato ao paciente a partir de uma estimulação elétrica de alta frequência no cérebro. Embora não exista atualmente cura para essa doença, a terapia de estimulação cerebral profunda (DBS) pode tratar alguns dos seus sintomas. A DBS não cura a condição subjacente. 

Os principais benefícios são:
 melhora da qualidade de vida, 
diminuição dos impactos da doença e da medicação, 
aumento do tempo de efeitos dos medicamentos e melhora dos principais sintomas da doença, como tremores, rigidez e o excesso de movimentos involuntários.

A Doença de Parkinson provoca a degeneração do sistema nervoso central de maneira crônica e progressiva, causando a perda do controle motor do paciente. É causada pela diminuição intensa da produção de dopamina, que ajuda na realização dos movimentos voluntários do corpo. Sem essa substância, os músculos deixam de responder automaticamente aos comandos do cérebro.

QUAIS AS INDICAÇÕES PARA COLOCAR UM ESTIMULADOR MEDULAR?



QUAIS AS INDICAÇÕES PARA COLOCAR UM ESTIMULADOR MEDULAR?

As principais indicações para esse tipo de tratamento são para pacientes com dores neuropáticas refratárias ao tratamento clínico e multidisciplinar.

DOENÇAS NEUROLÓGICAS OU DA COLUNA:

- Síndrome pós-laminectomia, dor lombar pós falha do traatmento cirúrgico (failed back syndrome)

- Dor radicular ou radiculopatia resultante de sindrome pós laminectomia ou de hérnia de disco

- Dor secundária a múltiplas cirurgias de coluna

- Cirurgia de hérnia de disco mal sucedida

- Doença degenerativa discal ou hérnia de disco refratária ao tratamento clínico conservador e às intervenções cirúrgicas

- Causalgia periférica

- Fibrose epidural

- Aracnoidite

TIPOS DE TUMOR CEREBRAL


TIPOS DE TUMOR CEREBRAL

Os chamados tumores primários são aqueles que nasceram de estruturas dentro da calota craniana. Eles podem ser benignos, ou malignos. Os tumores secundários são tumores que vieram de outro local do corpo e deram metástases para o cérebro.

Dependendo da célula que dá origem ao tumor podem ser classificados em:

- Gliomas: Os tumores primários mais comuns cerca de 60%. Benignos, de células de suporte do sistema nervoso “células gliais”, incluem astrocitomas, glioblastomas, ependimoma, oligoastrocitomas, oligodendrogliomas e schwannomas.

- Meningiomas: Segundo mais comuns, nasce de células do revestimento do cérebro, das meninges, a maioria são benignos.

- Adenoma de hipófise: São tumores geralmente benignos que se desenvolvem na adeno-hipófise, glândula da base do cérebro. Estes tumores podem afetar a produção de hormonas e ter efeitos em todo o corpo.

- Meduloblastomas: São cânceres do cerebelo mais comuns em crianças. Formadas de células imaturas, crescem rápido e tendem a se espalhar através do líquido espinhal. Estes tumores são pouco comuns em adultos. Representam pouco menos de 2% dos tumores de cérebro em adultos, mas 18% dos tumores de cérebro em crianças.

- Tumor neuroectodérmico primitivo (PNET ou TNEP): Câncer raro de crescimento rápido que começa em células embrionárias (fetais) do cérebro. É mais comum em bebês. Estes tumores geralmente contêm áreas de células necrose e cistos. Fluido no torno do tumor não é incomum. Crescem muito causando efeito de massa e convulsões.

- Tumor de células germinativas: Geralmente se desenvolvem durante antes dos 30 anos. Esse tipo de tumor é mais comum nos testículos ou ovários, porém quaisquer tumores de células germinativas podem aparecer no cérebro. Representam de 3 a 5% dos tumores de cérebro em crianças.

- Craniofaringioma: Tumores benignos raros e de crescimento lento. Surgem perto da hipófise e podem afetar a regulação hormonal do corpo e comprimir os nervos da visão. Representam 2 a 5% dos tumores de cérebro e são mais comuns em menores de 14 anos ou maiores de 45 anos.

Quando o tumor cerebral é uma metástase de outro câncer, dizemos que é uma lesão secundária. Às vezes as metástases cerebrais são descobertas em pacientes já sabidamente com câncer; outras vezes, pode ser primeiro descoberta a metástase cerebral, para depois se achar o tumor primário. Os tumores que mais causam metástase cerebral são os de mama, cólon, pulmão, pele (melanoma) e câncer renal.

5 dicas para prevenir o Alzheimer


5 dicas para prevenir o Alzheimer

1 - Faça exercícios físicos, eles previnem a morte dos neurônios.

2 - Coma peixes, verduras verde-escuras, sementes e frutas. Elas contem 
Omega 3 e vitamina E.

3 - Não fume. O cigarro causa danos nas artérias do cérebro.

4 - Cuidado com outras doenças: Hipertenção, diabetes e colesterol aumentam o risco do Alzheimer.

5 - Evite o excesso de álcool, ele aumenta os riscos de declínios cerebrais.

6 DICAS PARA PREVENIR O AVC

6 DICAS PARA PREVENIR O AVC

1 - Controlar a pressão arterial: A pressão arterial elevada é um fator de risco muito grande, raramente produz sintomas detectáveis, você deve consultar um médico para avaliação da hipertensão, que te indicará a dieta a seguir, inclusive medicação, se necessário. Consuma sal com moderação para evitar a retenção de líquidos e o aumento da pressão arterial.

2 - Ter uma dieta saudável: Uma dieta saudável pode proteger de doenças como hipertensão, diabetes, colesterol alto e obesidade, entre outros. Evite fast food, coma pequenas porções, para evitar o aumento de peso, não é só uma questão estética, manter o peso ideal proporciona bem estar e permite uma qualidade de vida melhor. 

3 - Evite o álcool ou consuma com moderação.

4 - Evite o tabaco, a associação entre tabagismo e anticoncepcionais hormonais pode aumentar ainda mais a chance de eventos trombóticos, que incluem o AVC.

5 - Excesso de açúcar no sangue: É comum que pessoas com diabetes também apresentem sobrepeso, colesterol alto e pressão alta - todos fatores de risco de derrame cerebral. Mas vale lembrar que esses problemas, inclusive diabetes, podem ser controlados com tratamento médico regular e hábitos de vida saudáveis.

6 - A prática de exercícios físicos regularmente é fundamental para controlar praticamente todos os fatores de risco de AVC.

Pessoas com problemas de saúde específicos – cardiopatias, doenças hematológicas, doenças reumatológicas – devem pedir orientação para medidas de prevenção com seus médicos assistentes.