SimPliFiqUe

domingo, 22 de outubro de 2017

PARKINSON E A CIRURGIA DE ESTIMULAÇÃO CEREBRAL PROFUNDA (DBS)

PARKINSON E A CIRURGIA DE ESTIMULAÇÃO CEREBRAL PROFUNDA (DBS)

O procedimento, que em inglês é conhecido como Deep Brain Stimulation (DBS), consiste na implantação de uma espécie de marca-passo no cérebro. Similar ao aparelho usado em cirurgias cardíacas, a técnica oferece alívio imediato ao paciente a partir de uma estimulação elétrica de alta frequência no cérebro. Embora não exista atualmente cura para essa doença, a terapia de estimulação cerebral profunda (DBS) pode tratar alguns dos seus sintomas. A DBS não cura a condição subjacente. 

Os principais benefícios são:
 melhora da qualidade de vida, 
diminuição dos impactos da doença e da medicação, 
aumento do tempo de efeitos dos medicamentos e melhora dos principais sintomas da doença, como tremores, rigidez e o excesso de movimentos involuntários.

A Doença de Parkinson provoca a degeneração do sistema nervoso central de maneira crônica e progressiva, causando a perda do controle motor do paciente. É causada pela diminuição intensa da produção de dopamina, que ajuda na realização dos movimentos voluntários do corpo. Sem essa substância, os músculos deixam de responder automaticamente aos comandos do cérebro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário