SimPliFiqUe

quarta-feira, 13 de setembro de 2017

10 sintomas da insuficiência renal

10 sintomas da insuficiência renal


Em algumas ocasiões podemos começar a sentir pequenos sintomas aos quais não prestamos a devida atenção: urgência para urinar, dor em um lado das costas, cansaço etc. A insuficiência renal pode ter diversos indicadores, e precisamos reconhecê-los para tomarmos as medidas adequadas o mais rápido possível, e permitir que nossos rins continuem cumprindo suas funções, tão importantes para nossa sobrevivência.

Quando falamos de insuficiência renal, nos referimos a um determinado problema na função dos dois rins (ou apenas um, nos casos em que o paciente só possui um rim).


Quando eles não funcionam corretamente, muitas funções do corpo são alteradas, mudanças que dependerão do nível da insuficiência renal, ou seja, se essa é aguda ou crônica. Vejamos mais detalhadamente:


Sintomas da insuficiência renal


1. Mudanças na urina


Trata-se do sintoma mais comum e o primeiro que costuma aparecer quando o problema é a insuficiência renal. Claro que este sintoma pode estar associado a outros problemas, mas é um indicador que serve para nos alertar de que algo não está bem e de que devemos procurar um médico.


Urgência para urinar. O desejo de urinar se torna cada vez mais frequente e inclusive passamos a levantar muitas vezes durante a noite para isso. 


Mudanças na urina: ou para mais clara ou para mais escura. Urinamos em quantidades muito menores e habitualmente aparece sangue na urina. 


Sensação de pressão. 


2. Inchaço


Pacientes que sofrem de insuficiência renal apresentam grandes dificuldades para se desfazerem do fluído extra que existe no corpo. Os rins não são capazes de filtrar o organismo com normalidade, portanto, os líquidos tendem a se acumular.

É normal, então, que as pernas, os tornozelos, os pés e, inclusive, o rosto inchem. Muitas pessoas afirmam, por exemplo, que não conseguem calçar o sapato com sua numeração habitual, o que é um sintoma bastante evidente.


3. Cansaço

Pessoas que têm rins saudáveis produzem um hormônio chamado eritropoietina, responsável pela produção de glóbulos vermelhos em nosso corpo. Esses, por sua vez, são responsáveis por transportar o oxigênio até o sangue, assim, quem sofre de insuficiência renal tem uma produção desse hormônio em menores quantidades no organismo, o que faz com que os músculos e, inclusive, o cérebro comecem a se esgotar devido à falta de oxigênio.


É um tipo de anemia associada à insuficiência renal. É habitual, por exemplo, que estas pessoas sintam muita vontade de dormir e se sintam exaustas com frequência.


4. Erupções cutâneas

Uma vez que não conseguimos eliminar as impurezas do sangue da forma correta, os rins pouco a pouco perdem sua função e as toxinas e elementos que não são úteis ao organismo se acumulam.

Isso se converte em coceiras e incômodo geral, como se algo estivesse nos incomodando por dentro e não pudéssemos evitar nos coçarmos continuamente.


5. Sabor metálico na boca

O acúmulo de impurezas no sangue (o que conhecemos como uremia) faz com que o sabor dos alimentos mude. Pode ser inclusive que percamos o prazer em comer, afinal, não conseguimos distinguir os sabores dos alimentos. Por isso é comum que pacientes com insuficiência renal comecem a emagrecer.

A dificuldade dos rins para eliminar as toxinas causam muitos efeitos secundários, o sabor ruim na boca costuma ser frequente, de fato, os pacientes costumam dizer que sentem um sabor de “ferro” na boca.


6. Náuseas e vômito


Mais uma vez, o excesso de impurezas no sangue faz com que nosso organismo reaja à uremia. Assim, surgem vômitos, sensação de mal-estar, náuseas e a consequente perda de peso. O estômago, além disso, tende a sentir-se cheio quando na realidade não está, nos sentimos pesados e lentos.


7. Falta de ar

Em casos de insuficiência renal, recuperar o ar depois de uma atividade, tal como subir escadas, ou correr e, inclusive, andar um pouco mais rápido do que o normal se torna custoso e difícil.

Isso acontece por dois motivos: o excesso de líquidos em nosso organismo, o que pode fazer com que este líquido se acumule nos pulmões fazendo com que seja custoso respirar, e pela anemia associada à insuficiência renal, que torna a recuperação do ar mais difícil.

Os pacientes costumam comentar, ainda, que não conseguem dormir a noite, que têm a sensação de que se afogarem.


8. Sensação de frio

A anemia faz com que sintamos mais frio do que o normal, o que é um dos sintomas característicos da insuficiência renal.


9. Problemas de concentração


Uma vez que a doença causa problemas circulatórios, atrapalha a filtragem do sangue e altere o hormônio conhecido como eritropoietina, o oxigênio não chega ao cérebro em suas doses normais, assim, esse não obtêm a energia necessária e começam a surgir os problemas de concentração.

Nos custa mais pensar, raciocinar, nos sentimos cansados e inclusive enjoados. Assim, é normal que aconteçam pequenas falhas da memória. 


10. Dor no flanco e na perna


Algumas pessoas com problemas renais podem sofrer de dor nas costas ou no flanco, um sintoma que às vezes podemos confundir com outras doenças. É uma dor que se estende desde o flanco até a perna, uma dor aguda que nos impede de levar nossa vida normalmente.

É provável que este sintoma esteja associado à policistos nos rins uma doença que origina cistos cheios de líquidos nos rins e também no fígado, é muito doloroso.


Como prevenir a insuficiência renal?

Em muitos casos a insuficiência renal deve-se a fatores genéticos, mas devemos considerar que bons hábitos de vida e alimentares amenizarão mais de 60% das chances de sofrer com a doença.


Como preveni-la? Principalmente evitando o sobrepeso, a hipertensão, o colesterol, procurando se exercitar, caminhando pelo menos meia hora diariamente e cuidando da nutrição da seguinte maneira: 


Evite as carnes vermelhas(e geralmente toda proteína de origem animal); 


Evite os lácteos e os ovos; 


Evite as bebidas gasosas e açucaradas (os rins sofrem muito ao processá-las); 


Evite o uso de cigarro, café e o consumo de álcool; 


Consuma dois litros de água diariamente, aumente o consumo de frutas e verduras, tanto cruas como cozidas. 


Informação compartilhada por melhorcomsaude via facebook




Hábitos que danificam os rins







Hábitos que danificam os rins

Os rins são órgãos vitais em nosso organismo. 


São uma maravilhosa e sofisticada maquinaria de purificação, que a cada dia, filtra uma enorme quantidade de litros de sangue, separando assim mais ou menos 2 litros de resíduos e o excesso de água do corpo. Devemos então cuidar muito bem destes órgãos e mantê-los saudáveis. Mas, como realizar esta tarefa corretamente? Quais erros que tendemos a cometer todos os dias?

1. Beber pouca água

Certamente você já sabia deste fato. Porém, se faça uma pergunta: quantos copos de água você bebe por dia normalmente? Saiba que a falta de uma hidratação correta de nossos rins pode originar em longo prazo algum problema renal. A principal função dos rins é precisamente a de drenar os resíduos metabólicos do organismo, equilibrando assim o número de células vermelhas no corpo. Se este processo for prejudicado, se não bebemos água suficiente, o fluxo renal reduz e as toxinas se acumulam no sangue.

Podemos evitar este problema simplesmente bebendo entre um litro e meio a dois litros de água por dia. Se for difícil para você, se ver que é incapaz de cumprir esta quantidade recomendada, adicione na água um pouquinho de limão. Será mais agradável..


6 melhores alimentos para perder peso





6 melhores alimentos para perder peso 
Seu tempo de sofrer com dietas e exercícios onde geralmente você passa fome acabou! A chave para perder peso com sucesso é ser feliz na sua escolha. Enquanto sua escolha para perder peso for muito desagradável, mais difícil será para alcançar esse objetivo.

Para estar em forma, terá que focar sua mente para o desenvolvimento de uma dieta sustentável, com a qual possa desfrutar e ao mesmo tempo estimular o processo de emagrecimento. Pode começar com a escolha dos alimentos, e agora te apresentamos 6 deles, considerados os melhores alimentos para perder peso.



Grãos integrais

Seu corpo queima o dobro de calorias ao comer alimentos integrais, especialmente aqueles que são ricos em fibras como a aveia e o arroz integral, do que ao consumir alimentos processados.


Você pode consumir estes grãos tanto no café-da-manhã quanto no almoço. Por exemplo, tome um pouco de aveia integral com leite desnatado no café-da-manhã, um alimento excelente que contém fibra, cálcio e carboidratos necessários para com

Carnes magras


11 alimentos que não devemos refrigerar

11 alimentos que não devemos refrigerar


É verdade que na geladeira podemos conservar por mais tempo os alimentos, principalmente os que não vamos usar imediatamente. 


No entanto, há determinados alimentos que não deveriam ficar na geladeira, ainda que seja muito comum conservá-los aí. Devido a que, nas condições frias podem perder mais fácil suas propriedades, textura e, inclusive, vida útil, e a umidade também pode prejudicar sua conservação.

Certamente você é daquelas pessoas que conservam na geladeira grande parte dos alimentos que consome e não percebe que alguns mudam seu sabor e forma. Se ainda não conhece quais tipos de alimentos não devem ser refrigerados, em seguida, vamos mencionar alguns deles para que os conheça. Você vai se surpreender. 


Cebola


Para conservar melhor as cebolas, o ideal é mantê-las em um lugar fresco, seco e a uma temperatura ambiente. As cebolas podem se tornar uma fonte rica de bactérias, caso não tenhamos o devido cuidado, além disso, em espaços como a geladeira, as bactérias podem se proliferar com mais facilidade. Segundo The National Onion Association (Associação Nacional da Cebola) dos Estados Unidos, este alimento deve ser guardado sem descascar e requer exposição ao ar para conservar mais sua vida útil. O único caso em que se recomenda refrigerar é quando estão cortadas e desejamos conservá-las um pouco mais, neste caso, deve-se guardar na geladeira em um recipiente hermético.


Tomates