30 Soluções Caseiras Para a Saúde de Acordo com Especialistas
“Tome essa canja, você vai se sentir melhor“. Quem nunca ouviu essa frase da mãe, da avó ou da tia enquanto estava nocauteado por um resfriado fortíssimo? Canja de galinha para curar gripados, chá de erva-doce para “chamar o leite” das mães de recém-nascidos, banho morno para baixar a febre das crianças. De geração em geração, uma lista de receitas caseiras para curar problemas de saúde é retransmitida. Algumas chegam a ser inusitadas, como dormir com maionese no couro cabeludo para sufocar os piolhos. Mas será que esses truques eternizados pelo conhecimento tradicional funcionam de fato? Alguns sim e outros não, apontam os 30 especialistas ouvidos pela Folha para comentar 30 práticas de curas caseiras publicadas em livros de medicina natural e de soluções para o dia-a-dia.
Mãos inchadas pela artrite
Dormir de luvas
O aquecimento promovido pela luva pode atenuar sintomas vasculares, como mãos pálidas, roxas e frias, característicos do fenômeno de Raynaud (síndrome que acompanha muitos quadros reumáticos). Mas, contra o inchaço e a inflamação, especificamente, não é um método eficiente. Por ser uma doença inflamatória, a artrite não é desencadeada de fora para dentro.
Livrar-se de calos
Passar pedras e lixas diariamente
Quem tem pele espessa pode lixar os pés uma vez por semana, mas usar a lixa diariamente não é recomendado em nenhum caso, porque tira a defesa da pele. Ao ter a pele lixada, o organismo funciona como se estivesse faltando algo naquela região e estimula ainda mais essa pele a se tornar espessa. Nas peles mais delicadas, o uso da lixa pode até gerar fissuras no calcanhar. A hidratação diária dos pés com cremes é um método mais eficiente e seguro.
Ansiedade
Respirar fundo