A vida biológica das mulheres é muito ativa. Desde o início da puberdade até seu desenvolvimento. Após conceber filhos ocorrem ainda mais mudanças, como é o caso do período de lactação. Quando a mulher chega à idade madura e tudo começa a chegar a um equilíbrio, surge a menopausa com seus aumentos de temperatura.
O que devemos saber sobre o calor da menopausa
Referimo-nos a esses calores intensos e repentinos no rosto e na parte superior do corpo. Algumas vezes também podem vir acompanhados de náuseas, vômitos, sudoração excessiva, enjoos ou outros males semelhantes.
A causa desse sufoco é a queda dos estrogênios que causam as mudanças hormonais deste período. Podem se acentuar se, além disso, a mulher leva uma vida sedentária, fuma, sofre de muito estresse ou obesidade.
A frequência e duração dependem de cada mulher. Algumas podem sentir esse calor durante um tempo até que o organismo encontre seu novo equilíbrio, outras podem sofrer com isso quase que pelo resto de suas vidas. Devemos lembrar que é preciso combater os fatores que acentuam os sintomas.
Diminuir esses sintomas é necessário, porque podem chegar a ser muito incômodos, principalmente quando temos que ir trabalhar. Eles costumam distrair, incomodar e desconcentrar quando realizamos uma tarefa. Sempre existe a possibilidade de usar tratamentos hormonais, o ruim é que com o tempo o problema volta, por isso é que recomendamos provar primeiro estas receitas caseiras.
Receitas contra os calores da menopausa
Vinagre de maçã
O vinagre de maçã é encarregado de purificar o organismo, revitalizá-lo e remineralizá-lo. Contém mais de 30 nutrientes essenciais (grande quantidade de vitaminas, ácidos graxos, sais minerais, fósforo, cálcio, potássio, magnésio, enxofre, sódio, zinco, ferro, flúor e outros). Tudo o que o organismo precisa. Ajuda a equilibrar o metabolismo geral do corpo.
Ingredientes
2 colheres de sopa de vinagre de maçã puro sem pasteurizar.
Procedimento
Tome duas colheres de sopa de vinagre de maçã. É muito recomendável fazer isso à noite.
Se for difícil consumir o vinagre puro, dissolva-o em meio copo de água morna, de suco de vegetais ou de frutas.
Soja
Contém alguns fitoestrogênios que imitam o estrogênio natural da mulher. Além disso, tem alta concentração de lecitina, que previne a osteoporose por seu alto teor de cálcio, compensando a perda de massa óssea dessa etapa da mulher. Os alimentos perfeitos para adicionar à soja em sua dieta são:
Leite de soja.
Lecitina de soja.
Feijões de soja.
Carne de soja.
Tofu.
Recomendamos o consumo de duas porções de algumas dessas opções com soja por dia. Pode-se comer pela manhã, para evitar a falta de ar, e à noite, para fixar o cálcio. Se você nunca consumiu esses alimentos talvez ache os sabores um tanto insípidos no início, porém, essa é só uma questão de costume.
Sálvia
Além de conter fito estrogênios naturais, a sálvia tem propriedades estimulantes. Ativa a circulação do sangue e é vaso motora, por isso alivia consideravelmente os calores. A forma mais comum de consumir a sálvia é em infusão ou o vinho onde se deixou macerar as flores da sálvia durante uma noite. Se não encontrar sálvia seca e nem fresca, o óleo essencial é igualmente benéfico.
Ingredientes
Uma colher de sopa de folhas de sálvia fresca ou duas colheres de chá de sálvia fresca.
Preparo
Faça uma infusão com as folhas de sálvia em uma xícara, adicionando água quente a aproximadamente 90 ºC.
Cubra e deixe repousar por meia hora, depois coe.
Após coá-la estará pronta para beber. Repita o processo três vezes por dia.
Linhaça
Quando os sintomas da menopausa são leves ou moderados, a linhaça é muito efetiva. Ela contém fito estrogênios naturais que compensam a perda de estrogênio e ajudam a aliviar os calores intensos. Além disso, ajuda a corrigir a prisão de ventre e a diminuir o colesterol, assim o incômodo será menor em períodos de menopausa e o funcionamento intestinal será favorecido.
Ingredientes
2 colheres de sopa de sementes de linhaça.
Como consumir?
Você pode adicioná-las em saladas, combiná-las com iogurtes, sucos ou sopas. Também pode polvilhar sobre o queijo ou a geleia de suas torradas.
Trevo vermelho
É utilizado para tratar os calores, reduzir o colesterol, melhorar a circulação sanguínea, prevenir a osteoporose, reduzir a falta de ar, a pele vermelha e os incômodos nos seios. Quem estiver usando medicamentos deve consultar um médico antes de começar a fazer uso do trevo vermelho. Seu uso é mais comum do que pesamos, já que está muito presente na indústria alimentícia como saborizador.
Ingredientes
2 colheres de chá de trevo vermelho seco.
Procedimento
Prepare uma infusão, para isso, coloque o trevo em uma xícara e adicione água a 90 ºC.
Cubra e deixe repousar durante, pelo menos, 30 minutos. Depois coe e estará pronta pra tomar.
Tome de duas a três vezes ao dia.
Não se esqueça do exercício
O exercício não está relacionado diretamente com o alívio do calor, mas consegue proporcionar uma melhora geral. Relaxe a mente e revitalize o corpo. Você pode escolher qualquer tipo de exercício: aeróbico, caminhada, corrida, dança, ou pode buscar por um grupo de ioga.
Lembre-se de se vestir sempre com várias camadas de roupa, porque isso permitirá você tirar aquelas que incomodarem quando os calores chegarem. Além disso, tenha muita paciência consigo mesma e dê tempo a essas receitas para que atuem e ajudem a combater os calores. Lembre-se que se trata apenas de uma etapa da vida feminina, por isso, depois de alguns meses tudo voltará à normalidade.Fonte-compartilhado via facebook por pagina que fala sobre saude
Nenhum comentário:
Postar um comentário