A aveia é um alimento tão rico em benefícios que quase todas as pessoas fazem questão de sempre tê-la em casa. E elas têm razão, pois seu alto teor de fibras a torna perfeita para melhorar o trânsito intestinal, combatendo a prisão de ventre.
A aveia também beneficia a quem sofre com diabetes e a quem quer baixar os níveis de colesterol. Também aumenta a sensação de saciedade, sendo uma aliada para quem deseja emagrecer com saúde. Usada de maneira tópica, hidrata e nutre a pele, o que a torna um ingrediente bastante usado pela indústria de cosméticos.
Neste artigo você vai poder conhecer mais benefícios da aveia ou aprender a fazer a famosa “água de aveia” para emagrecer. Mas, neste texto nós vamos falar sobre um assunto que poucas pessoas conhecem: os benefícios desse cereal para quem sofre de artrite.
O que é a artrite
A inflamação das articulações do corpo é chamada de artrite, e pode ter inúmeras causas, desde genéticas até comportamentais. Por exemplo, você sabia que atletas, bailarinos e pessoas que carregam muito peso (ou malham levantando muito peso) têm mais probabilidade de desenvolver artrite?
Quem gosta de esportes radicais e de alto impacto também. Isso porque essas atividades podem machucar, inflamar, inchar e provocar dor nas articulações, restringindo os movimentos. Existe mais de uma centena de tipos de artrite, e para muitos deles, a aveia pode ser muito benéfica.
Por que a aveia pode ajudar
Por ser composta de muitas vitaminas, fibras e minerais, a aveia é um dos melhores alimentos para combater inflamações. Graças ao alto teor de vitamina B6, é perfeita para diminuir a dor, relaxar e desinflamar todos os tecidos que envolvem as articulações.
Além disso, a aveia também contribui para a regeneração das cartilagens, a nutrição dos tecidos musculares e para a mineralização dos ossos. Tudo isso por causa de sua composição.
Confira seus nutrientes por cada 100 gramas:
11,72 g de proteínas
9,67 g de fibra
55,70 g de carboidratos
342 mg de fósforo
5,80 mg de ferro
80 mg de cálcio
355 mg de potássio
7,70 mg de iodo
8,40 mg de sódio
0,17 mg de vitamina B2
3,37 mg de vitamina B3
0,9 g de vitamina B5
0,69 mg de vitamina B6
13 g de vitamina B7
0,9 g de vitamina B9
0,7 g de vitamina B12
30 mg de vitamina C
0,84 mg de vitamina E
Como você pode ver, a aveia tem como uma das suas principais características o alto teor de vitaminas do complexo B, que ajudam a diminuir dores nos ossos e nas articulações. Além disso, também é um diurético natural, eliminando, através da urina, as toxinas do corpo. Muitas vezes, o inchaço típico da artrite é causado pelo acúmulo de líquido em torno das articulações inflamadas.
O mesmo princípio vale para a eliminação das toxinas através das fezes. A aveia também contribui para isso por causa da grande quantidade de fibras presente em sua composição.
Como consumir a aveia
Você pode consumir a aveia em sucos, vitaminas e cremes, feitos com leite vegetal, como o de amêndoas, e não com o de vaca, que causa inchaço e aumenta a inflamação. Também pode consumi-la pura, acompanhando algumas frutas, como a banana e o mamão, com um fio de mel para adoçar. O mel também contribui para a saúde de várias formas e ajuda no tratamento da artrite.
Tratamento tópico com aveia para a artrite
Prepare um creme caseiro para aliviar temporariamente a dor da artrite. Lembramos que esta receita para uso tópico não pode ser utilizada como único tratamento para a doença, pois a artrite é um problema grave que pode causar deformações no corpo e incapacitar o paciente para o trabalho e para atividades simples do dia a dia. Por isso, é fundamental iniciar o tratamento médico adequado o quanto antes.
Após esse alerta, podemos passar para a receita:
Ingredientes
100 g de farinha de aveia (aveia em flocos finos)
50 ml de água
20 g de mel
Modo de preparo
— Leve a água ao fogo até amornar. Misture-a aos demais ingredientes em uma vasilha, até obter um creme bem espesso.
— Aplique sobre a pele e deixe agir por 20 minutos, enxaguando em seguida com água fresca. O tratamento usando frio e calor é muito adequado para aliviar a dor das articulações e combater a inflamação.
Outros tratamentos para a artrite
Pessoas que sofrem de artrite podem se beneficiar das seguintes práticas:
— Beber muita água
— Fazer sessões regulares de fisioterapia específica para seu caso
— Adotar uma dieta adequada para prevenir as crises (consulte seu médico e nutricionista)
— Emagrecer, caso esteja acima do peso
— Praticar alongamentos
— Praticar exercícios físicos regulares
fonte-Informaçoes de melhorcomsaude via facebook
Nenhum comentário:
Postar um comentário