O fígado gorduroso ocorre quando este órgão começa a ter dificuldades para realizar suas funções habituais por culpa da acumulação de ácidos graxos.
O fígado gorduroso se apresenta com maior frequência em pacientes com obesidades, alcoolismo ou diabetes tipo 2. O quanto antes for detectado e se melhorar a alimentação, mais rápido poderá ser revertida a situação.
Ainda que o médico possa prescrever alguns medicamentos, serão mais eficientes se os acompanhamos com uma mudança na dieta. Aqui revelaremos os alimentos que melhor combatem este problema.
. Tamarindo para combater a gordura no fígado
O tamarindo é uma das melhores frutas para combater o fígado gorduroso. Esta fruta tropical é deliciosa e de grande contribuição nutricional. Por ser rica em fibra, ajuda a melhorar a digestão enquanto elimina o excesso de gordura.
Os ácidos insaturados do tamarindo atuam como descongestionantes e protetores do fígado. Para obter todos estes benefícios você pode preparar um infusão.
Ingredientes
20 folhas de tamarindo
1 litro de água
Procedimento
Ponha para ferver a água e adicione as folhas.
Deixe repousar por 30 minutos e consuma.
Você pode consumir este chá frio ou quente.
Outra alternativa é tomar água de tamarindo, que se prepara da seguinte forma:
Ingredientes
100g de tamarindo descascado e sem caroço
1 litro de água
Procedimento
Bata o tamarindo no liquidificador com uma xícara de água.
Misture o tamarindo batido com a água restante e beba.
Você pode acrescentar um pouco de mel ou açúcar mascavo para dar um sabor mais agradável. Evite usar adoçantes artificiais, porque estes só pioram o problema do fígado gorduroso.
Tanto a infusão como a água podem ser consumidas em qualquer momento do dia, sempre de forma moderada. Uma ingestão excessiva de tamarindo pode ocasionar um mal-estar estomacal.
2. Legumes
O consumo de legumes é um remédio eficiente contra o fígado gorduroso graças às suas proteínas. Por possuir baixas calorias, os legumes também regulam o peso. Seu conteúdo em fibra também reduz os níveis de colesterol, outro fator de alto risco para o fígado gorduroso.
Ao cozinhar os legumes deve-se evitar o uso de sal refinado. Pode-se usar o sal grosso sempre evitando os excessos. Também podem ser combinados com algumas especiarias que melhorem o seu sabor.
O que mais se deve ter em conta na hora de consumir legumes é a importância em evitar excessos. Meia xícara de quaisquer legumes por dia é suficiente, em especial quando a pessoa é diabética.
3. Morangos
Depurar o organismo é uma boa estratégia para diminuir os efeitos do fígado gorduroso. Através deste procedimento eliminamos grande parte das toxinas que se acumulam e nossos órgãos se limpam.
Os morangos são excelentes para depurar e desintoxicar devido ao seu alto conteúdo de fibra.
Por ser rico em vitamina C, o morango fortalece o sistema imunológico e seus ácidos orgânicos previnem a acumulação de gorduras. No caso de já existir a gordura, como no fígado gorduroso, o morango a elimina, desinfeta e desinflama.
Por seu sabor você não vai ter problemas em consumi-lo. Você pode incluí-lo em sua dieta cru, sozinho ou com iogurte. Também é possível usá-lo para preparar vitaminas, pães, saladas ou com cereais. Aqui vamos deixar a receita de uma vitamina deliciosa e muito saudável com morangos.
Ingredientes
1 xícara de morangos limpos (166 g)
1 xícara de iogurte natural baixo em gordura (245 g)
1 colher de linhaça (5 g)
Preparo
Bata no liquidificador todos os ingredientes e consuma imediatamente.
A principal vantagem desta receita é que você pode optar por outras sementes para ter uma dieta mais variada. Você pode usar amaranto, sementes de girassol, linho, etc.
Limão
Este é um dos alimentos com maiores benefícios que se pode encontrar. Por ser rico em vitamina C e em antioxidantes, o limão previne muitas doenças. Além disso, se você já tiver o fígado gorduroso, também é possível ajudar a curá-lo.
Vamos falar de um remédio que tem sido muito difundido nos últimos anos: um copo de água com suco de limão. Esta bebida é perfeita para combater o fígado gorduroso e melhorar a digestão.
Mesmo que o limão nos pareça muito ácido, para nosso corpo ele é alcalino. Isto significa que regula nossos níveis de pH, muito importante para ter uma boa saúde.
Para este remédio você só vai precisar de um copo de água morna e o suco de um limão. Mexa muito bem e tome todas as manhãs em jejum.
5. Grãos integrais
Os alimentos ricos em carboidratos simples devem ficar completamente fora da dieta quando se tem fígado gorduroso.
Isto não significa que não se pode comer carboidratos. Ao contrário: estes são necessários para ter energia e realizar todas as atividades.
O recomendável é escolher grãos integrais, que também são ricos em fibras e facilitam a redução de gordura.
Ao incorporar estes produtos em sua dieta, você vai evitar os picos nos níveis de açúcar e o aumento do LDL, o colesterol ruim.
6. Espinafres
As verduras de folha verde sempre devem estar presentes em sua dieta, em especial os espinafres. Por seu alto conteúdo em fibras, estas folhas são ideais para acelerar o trânsito intestinal. O ácido fólico regula as funções dos fígados e rins.
Devido aos espinafres serem ricos em clorofila, absorvem e eliminam as toxinas e gorduras do fígado. No caso de quem não é um grande amante do espinafre, considere incluí-lo em vitaminas para aproveitar todos os benefícios.
O fígado gorduroso é um problema bastante comum em quem tem uma má dieta. Elimine todos os riscos consumindo os alimentos que ajudam a depurar este órgão. Lembre-se de que nunca é muito cedo para combater ou eliminar a gordura do fígado.
fonte-Pesquisas sobre saude...
OBS. Nao deixe de consultar seu médico tudo que é natural é para ajudar e claro sendo de começo ou prevenção tem melhores chances de dar mais certo...e quem sabe tudo pode acontecer ...mais a consulta médica é indispensável , mesmo que façam uso dos dicas caseiras ...recorra sempre ao especialista que é um profissional para a causa....
Nenhum comentário:
Postar um comentário