O QUE É ESTIMULAÇÃO MEDULAR E PRA QUE SERVE?
Estimulação medular é um método de neuromodulação em que um gerador emite impulsos elétricos na medula através de um eletródio com objetivo primário de tratar dores crônicas de forte intensidade. A depender da região da medula exposta a esses estímulos, o cérebro interpreta uma sensação como um formigamento leve ou uma massagem sobre essa região, como região lombar ou pernas, dando uma sensação agradável no lugar da dor até então intratável.
A programação desses geradores de pulsos permite que o médico treinado escolha quais polos dos eletródios estarão com cargas positivas, negativas e quais estarão neutros. Existem muitas combinações possíveis, por isso, o médico deve ter ideia do que pretende estimular antes de realizar um teste ou implante definitivo.
O implante de eletrodo epidural para estimulação da medula espinhal é uma técnica que tem se demonstrado eficiente e segura para esses pacientes que sofrem com dor crônica, o procedimento cirúrgico pode ser de forma minimamente invasiva (eletrodo cirúrgico) ou de forma percutânea. Para os dois tipos de acesso existem vantagens e desvantagens.
O procedimento pode ser realizado com anestesia local ou geral, a depender da técnica aplicada e da tolerância do paciente. Essa cirurgia demora entre 40 minutos até duas horas, a depender do caso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário