SimPliFiqUe

quinta-feira, 22 de junho de 2017

Vai à academia? Veja 4 erros comuns na hora de se exercitar


Especialista explica como não se lesionar ao realizar musculação com aparelhos e pesos

As academias de ginástica estão repletas de alunos e nem sempre os professores conseguem dar conta da demanda para verificar se os exercícios estão sendo feitos de forma correta ou não. Muitos alunos não gostam de perguntar aos treinadores como se realizam, e fazem apenas copiando outros praticantes.

Somem-se a isso as academias montadas nos condomínios. Na falta de um personal trainer, a maioria usa os aparelhos e realizam os exercícios sozinhos. O preparador físico em centros de alto rendimento e personal trainer Fredy Riverón Valle apontou em entrevista ao jornal espanhol El País quatro erros mais comuns que todos cometem nas academias. É claro que qualquer exercício, por menor que seja, queima mais calorias que não fazer nenhum. “Mas já que fazemos o esforço, ao menos que seja eficiente”, afirmou. Confira a seguir quais os principais erros e como evitá-los.

Puxada da polia nas costas


“A maioria das pessoas acredita que puxar a polia (barra) nas costas exercita melhor os músculos dorsais. Mas na realidade é um movimento antinatural e pode acabar numa tendinite. O recomendável é abaixar a barra no peito”.

Errado





Foto: Rolfbodmer / iStock


Certo





Foto: Tetmc / iStock

Crunch abdominal com peso


“Este exercício permite apenas exercitar o músculo reto abdominal e nada dos oblíquos, por isso, é muito incompleto. Além disso, é normal que, seduzidos pela ideia de conseguir o quanto antes os desejados abdominais perfeitos, acabamos colocando mais peso do que o permitido, o que pode trazer danos às costas. Neste caso, o melhor é fazer abdominais isométricos, muito mais completos e que menos perigos e lesões acarretam”, afirmou o especialista. Entre os isométricos estão a prancha e os que mantêm a lombar fixa no chão, com os músculos abdominais contraídos.

Errado


Foto: PeopleImages / iStock

Certo





Foto: PeopleImages / iStock

Cadeira extensora dos quadríceps

“Este aparelho apresenta problemas graves. O primeiro é que o exercício não é natural, ou seja, não o realizamos na vida diária. E, segundo, tem o peso nos tornozelo, obrigando-nos a realizar ainda mais tensão nos joelhos, o que pode acabar machucando-os. Se quiser trabalhar os quadríceps, o melhor é praticar exercícios de agachamento.”

Errado



Foto: boggy22 / iStock

Certo



Foto: KyKyPy3HuK / iStock

Cadeira abdutora

“O erro mais comum nesse exercício é arquear a coluna para aumentar peso, carregando em excesso a lombar. O ideal é dar passos laterais ou fazer o exercício deitado lateralmente. Para acrescentar peso, pode-se usar uma faixa elástica.”

Errado


Foto: 101dalmatians / iStock


Certo



Foto: RuslanDashinsky / iStock


Fonte- terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário