IMPORTANTE INFORMAÇÃO PARA A SAÚDE
SEMPRE É BOM SABER MAIS ...VIVER É BOM ...E PROCURAR VIVER COM SAÚDE É BEM MELHOR...
Publicado pela Dra Cláudia Benevides...
🔹🔹🔹 Texto longo, mas leia! Informação importante! 🔹🔹🔹
Ontem foi publicado um grande estudo com mais de 100 mil pessoas em 18 países que mostra que alto consumo de carboidratos aumenta a mortalidade. Então de ontem para hoje vi pipocarem posts (com bacon fazendo carinha de feliz) dos Lowcarbs-defensores exaltando o estudo e falando: "Tá vendo? A culpa não é da gordura!" Passando a imagem que gordura à vontade está liberada! Já vou logo dizendo: NÃO É BEM ASSIM!. Vamos ver direito o que o estudo diz (eu li o estudo todo, não apenas fui comprada pelas manchetes sensacionalistas).
🔹O trabalho dividiu os estudados em 4 grupos de acordo com a proporção de consumo dos macronutrientes e fez comparações entre eles. O grupo de alto consumo de carbo tinha 77,2% da alimentação provenientes de carbos e o de baixo, 46,4 % . Comparando os extremos (alto x baixo) o "altocarbo" teve maior mortalidade por causas totais e maior mortalidade por causas não cardiovaculares, nenhum efeito significativo sobre as doenças cardiovasculares (infarto e AVC) e nem na mortalidade por essas doenças! Crítica de bom senso: 77,2% é bem mais carboidrato do que as recomendações clássicas de alimentação sugerem (50- 60% ) e 46,4% não é tão pouco carboidrato como as 20g-50g/dia (+ ou + entre 4% - 20%) que os lowcarbs-defensores pregam. E o mais engraçado nesse estudo é que o grupo que consumiu por volta de 54,6% de carbo (dentro da recomendação) teve uma mortalidade um pouco menor/semelhante do que o grupo de 46,4% ( 2,3 % x 2,5%, respectivamente )
🔹No consumo de gordura, o grupo maior foi 35,3% e o menor 10,6% ( claro! Quem consome quase 80% de carbo não tem muito espaço para comer outra coisa!). No grupo "alta gordura" teve mortalidade geral menor que o de baixo consumo e NÃO teve diferença no infarto e mortes por doenças cardiovasculares. Crítica de bom senso: 35,3% é apenas um pouco maior que a recomendação atual que é entre 25-35% e esse do grupo teve resultados semelhantes ao grupo que consumia 29,1% (dentro do recomendado), ou seja, por esse estudo você até pode aumentar um pouco o consumo de gordura, mas não fica todo alegrinho festejando o "bacon é vida, sem limites" que não é bem assim!!!
🔹Os próprios autores orientam que esse estudo não dá base e nem suporta a ideia de dieta de muito baixo consumo de carbos e sugerem que a proporção ideal seria entre 50-55%. Além disso nessa avaliação não foram separados os carboidratos simples dos complexos, colocaram tudo na mesma conta! Então, não dá pra culpar todos os carboidratos. Precisamos de todos os nutrientes! Cada um tem seu papel no nosso organismo! Cuidado com as "modinhas" e não saia fazendo nada sem a orientação de um profissional sensato! E respondendo a pergunta: Carboidrato mata? Se você tiver um consumo moderado e de qualidade, com certeza não é ele que vai fazer você morrer!
E tem mais! Para quem adora dizer que todos os estudos que comprovam que gordura em excesso faz mal é bancado e manipulado pela indústria farmacêutica, esse foi financiado por: AstraZeneca, Sano -Aventis, Boehringer Ingelheim, Servier, Novartis e King Pharma. Fala agora que a industria manipula os resultados, fala!
Fonte- compartilhada via facebook pela Dra Cláudia Benevides
Nenhum comentário:
Postar um comentário