SimPliFiqUe

segunda-feira, 9 de outubro de 2017

///13 Itens que não devem ir para geladeira (mas nós guardamos)///


13 Itens que não devem ir para geladeira (mas nós guardamos)

INGREDIENTES


A questão é que nem tudo pode ficar nesse geladinho, alguns alimentos não podem ir direto para a geladeira. Deve-se evitar a geladeira pelo menos no primeiro momento, acreditem! Alguns deles vão se deteriorar, perder sabor e textura. Veja a seguir quais são, procurando tratá-los com o devido cuidado no armazenamento.

Tomate: Pois é, o bonitinho não pode ir para a geladeira, esse erro é muito comum para todos nós. E outra coisa comum para todo mundo, mas nessa estamos certos, é saber que o tomate é um fruto e não um legume. Pois bem, esse fruto, mesmo plantado, não se dá bem no frio, portanto, depois de colhidos também não vão querer saber de nada gelado. Tomates devem ser guardados em uma fruteira, e de cabeça para baixo (como na imagem acima). Se colocados na geladeira, ficarão farinhentos e perderão o sabor e quando muito, dará para aproveitar em um molho. Tente isso e terá um tomate mais gostoso para sua salada. Para que não se estraguem, compre só o necessário para seu uso na semana.

Batatas: Qualquer uma delas, doces ou comuns, se colocadas na geladeira, transformarão o amido em açúcar, além de alterar seu sabor e textura quando cozidas. O ideal é armazená-las em um saco de papel, que é mais ‘respirável’ (imagem acima), numa dispensa, por exemplo.

Cebolas: Igualmente não poderão ser guardadas na geladeira, pois apodrecerão mais rapidamente. Devem ser mantidas num ambiente fresco, seco e escuro, de preferência penduradas, por exemplo em uma meia-calça (imagem acima), mas nunca armazene junto com as batatas, que farão com que as cebolas estraguem também. Uma vez descascada e cortada, poderá ser colocada na geladeira dentro de um recipiente fechado.

Alho: Ele poderá durar até dois meses fora da geladeira (já vi durar mais que isso), se ficar em um lugar fresco e seco. Caso contrário, na geladeira, ele vai mofar, ficar borrachento e até brotar. E você não vai querer uma plantação de alho na sua geladeira né? Mas se descascou além do que usaria, pode guardar na geladeira e consumir o mais rápido possível. Armazene da mesma forma que a cebola (imagem acima).

Abacate: Quando comprar o abacate, com certeza estará ainda verde e duro. Então, não é o caso de guardá-lo na geladeira, senão vai demorar um bom tempo até amadurecer. Deixe-o fora até que esteja bom para comer. Para acelerar seu amadurecimento, guarde-o com um maçã ou uma banana (imagem acima), de preferência dentro de um saco de papel. Se comer só um pouco e sobrar, pingue um pouco de limão sobre o restante da fruta e guarde-a envolvida em plástico filme na geladeira.

Banana (+manga, kiwi, pêssegos, ameixas e damascos): Mesmo caso do abacate, se comprar verde, deixe fora do refrigerador, até que madurem. Envolva o talo com plástico filme, isso vai controlar a velocidade em que a fruta amadurece. E já maduras, caso não vá consumir todas, aí sim pode e deve guardá-las na geladeira, que mesmo com a casca preta, estará boa por dentro. Além de que mantidas fora até amadurecerem, manterão mais os nutrientes, assim como a manga, kiwi, pêssegos, ameixas e damascos.
MODO DE PREPARO
Melão e Melancia: Tá certo que ninguém guarda dentro da geladeira, por ocupar muito espaço. Mas foi comprovado, frutas como o melão e a melancia, ficarão melhor armazenados fora da geladeira, para manter os níveis de antioxidantes (licopeno e beta-caroteno) intactos. Mas, quando cortadas, poderão ser guardadas na geladeira envolvidos em plástico filme (clique na imagem acima), ninguém merece comer essas delicias quentes.

Manjericão: Um dos temperos mais saborosos e cheirosos que temos e vai muito bem com o tomate, é tanto amor entre os dois, que até em gostar do calor, eles combinam. O manjericão não deve ir à geladeira. O certo é cortar seus galhos em diagonal e conservá-los em um copo com água (troque a cada dia ou dois), longe do sol, envolvendo em um plástico para mantê-lo úmido (imagem acima).

Óleo e Azeite: Não há necessidade de guardar na geladeira seu óleo ou azeite, pois eles ficarão espessos e com aspectos amanteigados. O ideal é guardá-los junto aos vinhos, deitados em local mais escuro, com temperatura amena (imagem acima). Mas caso coloque na geladeira, leve ao microondas por um tempo rápido, para que voltem ao “normal”.

Mel: É um produto naturalmente preservado, dura por tempo indefinido, se bem acondicionado e mantido em lugar arejado. O certo é manter fora da geladeira para que não cristalize o açúcar. Se acontecer isso, basta coloca-lo em banho-maria (imagem acima).

Pão: Melhor não levar à geladeira, ele dura muito mais se fizer isso, fato, só que fica todo ressecado. O ideal é consumir em até quatro dias. Congelar também não faz muita diferença em relação ao ressecamento, pois vai precisar aquecê-lo para que fique gostosinho, e mesmo assim pode ficar igual uma pedra, nesse caso a dica é antes de colocar no microondas, envolver o pão em um pano (imagem acima) ou papel toalha, e então esquentar cerca de 20 segundos. Se for aquecer na torradeira, também não deixe muito tempo, 1 a 2 minutos é o suficiente.

Café: Sem chance de guardar o café na geladeira, vai alterar totalmente seu sabor, além de absorver qualquer outro cheiro que tiver por alí, assim nunca voltará ao seu cheiro e sabor original. Mantenha seu café num recipiente muito bem fechado em sua dispensa.

Pimenta: Normalmente a pimenta é conservada em vinagre e azeite, o que a mantém por até três anos sem a necessidade de ir para geladeira. Pode deixar sua pimentinha na bancada da pia, bem fácil para ser usada, que não vai correr o risco de estragar tão rápido.
fonte-receitasexclusivas

Nenhum comentário:

Postar um comentário