SimPliFiqUe

quinta-feira, 26 de outubro de 2017

O QUE É A VISÃO DUPLA?

O QUE É A VISÃO DUPLA? 🤔
.
Na visão dupla, ou diplopia (nome científico), acontece isso. Quando os olhos não percebem a luminosidade da mesma maneira, ou não estão alinhados corretamente, a pessoa pode enxergar um mesmo objeto como se fossem dois. Esse problema acontece porque o indivíduo não consegue fundir com perfeição as imagens captadas pelos olhos.
.
👉 Quais são os sintomas?
.
A visão dupla é caracterizada especialmente pelo fato de o indivíduo focar em um objeto e enxergá-lo como se fossem dois. Ele aparece replicado ou então como se tivesse uma sombra.
Outros sintomas também podem se manifestar, como:
.
- Visão embaçada ou turva;
- Dor nos olhos;
- Olhos desalinhados;
- Fotofobia;
- Ardência ocular; 
- E exoftalmia ou proptose (olhos salientes).
.
👉 Quais são os tipos de visão dupla que existem?
.
- Visão dupla monocular (visão dupla em apenas 1 dos olhos)
Quando ela acomete apenas um olho, a diplopia não se trata de um problema grave que exige emergência médica, porque geralmente está associada a problemas de retina ou da córnea.

- Visão dupla binocular
Nesse caso a visão dupla desaparece quando um dos olhos é fechado, não importando se trata-se do direito ou do esquerdo. Nesse caso, ela pode estar relacionada com o desalinhamento dos olhos ou com problemas mais graves que possam afetar o nervo ocular, como a esclerose múltipla ou aneurismas.
Nessa situação é preciso ainda mais atenção, porque algumas vezes o paciente pode correr risco de vida, já que nesse caso a visão dupla seria sintoma de algo mais sério.
.
Independentemente do tipo de manifestação da visão dupla, é fundamental procurar por ajuda especializada. Assim, suas causas serão verificadas e o melhor tratamento de acordo com o caso será traçado.
.
👉 O que pode causar esse problema?
.
A visão dupla monocular pode ser causada por:
- Miopia;
- Hipermetropia;
- Astigmatismo;
- Ceratocone;
- Catarata;
- Lente deslocada;
- Pterígio;
- Calázio;
- Olho seco e
problemas na retina.
.
A visão dupla binocular pode ser causada por:
- Estrabismo;
- Miastenia;
- Danos nos nervos;
- Diabetes;
- Problemas na tireoide;
- Lesões nos músculos oculares;
- Aneurismas;
- Acidente vascular cerebral;
- Esclerose múltipla;
- Aumento da pressão intracraniana;
- Tumores; e hemorragia cerebral.
.
A visão dupla também pode ser temporária ou transitória, causada pelo consumo de álcool, o uso de drogas, alguns medicamentos, cansaço ocular e trauma craniano.
.
👉 Como é feito o diagnóstico da visão dupla?
.
O diagnóstico é feito pelo especialista através de um exame clínico minucioso por meio de exames específicos, que variam segundo a necessidade identificada nos testes iniciais. O primeiro exame é para identificar se o problema é monocular ou binocular. Em seguida, há outros como:

- Avaliação da vista – identificação de letras, o exame de rotina;

- Observação da movimentação ocular durante a leitura das letras;

- Exame ortóptico para análise da musculatura;
- Avaliação da motilidade ocular; e
- Exame com o oftalmoscópio para avaliação da retina e do cristalino.
.
👉 Existe cura/tratamento?
.
A visão dupla tem tratamento e o paciente poderá voltar a enxergar as imagens normalmente. No entanto, é fundamental o acompanhamento do especialista para que ele possa diagnosticar o problema com precisão e suas causas, para adotar o melhor tratamento.
A visão dupla pode ser algo simples de tratar, mas também pode indicar problemas maiores. Por isso, o oftalmologista sempre deve ser consultado para avaliar o que a está causando, para intervir a fim de garantir a boa visão e o cuidado com a saúde do paciente.
.

Compartilhe este artigo, por que assim você pode ajudar alguém que talvez esteja correndo risco de vida desconhecendo os sintomas da visão dupla
Fonte- compartilhado no facebook por Lentes Gradual

Nenhum comentário:

Postar um comentário