SimPliFiqUe

terça-feira, 15 de agosto de 2017

Aterosclerose



O Departamento de Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) publicou a Atualização da Diretriz Brasileira das Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose – 2017


️Dislipidemia ocorre quando há concentrações anormais de lipídeos /lipoproteínas no sangue. (Alterações nos níveis de "gorduras" do sangue).Todo mundo já ouviu falar em colesterol, triglicerídeos, HDL, LDL. 


️ Aterosclerose é uma doença inflamatória crônica e tem diversos fatores envolvidos. 
A formação da placa aterosclerótica tem início com a lesão do endotélio vascular e tem diversos fatores de risco relacionados ao ESTILO DE VIDA. 
A placa de aterosclerose pode interromper o fluxo sanguíneo normal do sangue nos vasos. As principais complicações são o AVC (AVE) e o infarto.



️O presidente da ABRASFEV (Associação Brasileira de Medicina do Estilo de Vida), Dr. Fabio Santos, escreveu sobre o Tratamento Não Medicamentoso das Dislipidemias nessa Diretriz. 

Essas são as principais novidades sobre tratamento não medicamentoso: 



A alimentação e o estilo de vida saudável são muito importantes na prevenção, conforme demonstrado por diversos estudos mundiais como o DASH (Dietary Approachs to Stop Hypertension), o INTERHEART e o PREDIMED (PREvención con DIeta MEDiterránea). Lembrando que a indicação deve ser individualizada para as necessidades do paciente.


A substituição na dieta de ácidos graxos saturados por ácidos graxos mono/poli-insaturados está associado ao baixo risco cardiovascular. Nem todo tipo de gordura é ruim, é necessário orientação médica e nutricional. 
Diversos estudos mundiais como o INTERHEART, afirmam a importância da ingestão moderada de gorduras na dieta, priorizar poli-insaturadas e monoinsaturados, reduzir açúcar e incluir frutas, grãos e hortaliças na alimentação. 
Baixo consumo de poli-insaturados e alto consumo de gordura saturada, aumenta a mortalidade por cardiopatia isquêmica (Infarto).


Estudo conduzido apenas no Brasil mostrou que a INADEQUAÇÃO ALIMENTAR é a PRINCIPAL causa de mortalidade por infarto.


A concentração plasmática de triglicerideos (triglicerois) é muito sensível a variações do peso corporal e a alterações na composição da dieta. Mudar hábitos de vida com orientação profissional tem impacto nos níveis de triglicerídeos.



O alcance das metas no tratamento dependem da adesão à alimentação adequada e MUDANÇAS DO ESTILO DE VIDA, além da QUALIDADE dos NUTRIENTES (ou seja, contar calorias pode não ser bom ao trocar um alimento nutritivo e um pouco mais calórico por outro com pouco valor nutricional). 


O consumo de Ômega 3 proveniente de fontes animais fornece os ácidos graxos EPA e DHA, mais associados à proteção cardiovascular e pode ser considerado o uso na forma de suplementos. 


Fitosterois são encontrados em alimentos de origem vegetal, ajudam na redução do LDL. A suplementação de 2 g ao dia de fitoesterois reduziu o colesterol e o LDL-c em 8,2% e 9,3%. 


O uso de fitosterois deve ser parte das MUDANÇAS DO ESTILO DE VIDA e tem indicações bem estabelecidas. 


O consumo de fibras solúveis pode ser importante na redução do colesterol.


O uso de probióticos mostrou ausência ou redução modesta dos níveis de LDL. Melhores resultados foram vistos em estudos com duração maior. 


O EXERCÍCIO FÍSICO aumenta os níveis de HDL ("bom"), melhora a função /estrutura vascular e reduz os níveis de triglicerídeos.


Um programa de exercícios físicos, deve ser realizados na maioria dos dias da semana e associado a exercícios resistidos e de flexibilidade.




Não fumar. 

📚


A identificação dos pacientes assintomáticos e mais predispostos a complicações é importante para a prevenção efetiva. E para aqueles que já utilizam medicamentos podemos intervir de diversas maneiras.



A medicina do estilo de vida atua juntamente com vários profissionais de saúde com a proposta de uma avaliação personalizada, contemplando diversos fatores que podem influenciar na saúde de um paciente. 

Medicinadoestilodevida Saude Abrasfev

Nenhum comentário:

Postar um comentário