Manteiga ou margarina? Já se fez essa pergunta?
Com tantas informações contraditórias, ficamos sem saber qual dos dois é mais saudável. Apesar de serem utilizadas de forma semelhante, as duas têm muitas diferenças. A começar pela sua composição: a manteiga é produzida a partir da gordura do leite, de forma natural. Apesar de calórica, fonte de colesterol e gorduras saturadas (que não são ruins!), a manteiga é rica em ômega 6 e vitaminas A, B, E e K. Por ser natural, nosso organismo consegue metabolizá-la mais facilmente, evitando inflamações como o acúmulo de gordura.
Além disso, a manteiga não contém gorduras trans (ao contrário da margarina), e possui butirato, um ácido graxo de cadeia curta – que possui propriedades anti câncer. A gordura da manteiga também ajuda a trazer saciedade. Já a margarina, além de rica em gorduras trans (exatamente o tipo que deve ser evitado), é produzida através de óleos vegetais refinados, que aumentam o colesterol ruim e a carga glicêmica.
A margarina é um produto totalmente sintético, que nem mesmo as formigas e micro-organismos consomem (já reparou?)! Por ser artificial, o nosso organismo não a processa bem, causando processos inflamatórios como o acúmulo de gordura localizada, celulite e até alergias.
Por isso, não há dúvidas: escolha sempre a manteiga, que é natural e traz saciedade, além de conter diversas vitaminas! Outra ótima opção é a ghee, um tipo de manteiga clarificada que não contém lactose e é perfeita tanto para cozinhar, quanto para acrescentá-la nas suas refeições.
nutrologia sãopaulo alimentaçãosaudável lowcarb highfat
Nenhum comentário:
Postar um comentário