SimPliFiqUe

segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Refluxo


A Doença do Refluxo Gastroesofágico (D.R.G.E.) é uma patologia do aparelho digestivo caracterizada pelo retorno não fisiológico do conteúdo no estômago (normalmente ácido) ao esôfago e em direção à boca. Isso acontece quando a válvula anti-refluxo ou esfíncter inferior do esôfago - que impede que o ácido estomacal saia dali - não funciona como deveria. 

O refluxo irrita os tecidos (mucosa) que revestem o esôfago, causa azia, gosto amargo na boca, tosses, boca seca, entre outros males. Já o grau da inflamação causada no esôfago pelo refluxo depende da acidez do conteúdo no estômago e da quantidade de ácido que entra em contato com a mucosa.

Causas de refluxo incluem gravidez, hérnias hiatais, má alimentação e desequilíbrio nos níveis de ácido estomacal. Se não tratado adequadamente, o refluxo pode culminar em doenças mais sérias, tais como esofagite, estenoses (estreitamentos), problemas respiratórios, esôfago de Barrett e até mesmo câncer. Evite a automedicação, consulte um especialista para diagnóstico e tratamento adequados, que pode incluir cirurgia para correção do problema.

A cirurgia para Doença do Refluxo Gastroesofágico (D.R.G.E.) é indicada quando o tratamento com medicamentos e reeducação alimentar não dá resultados satisfatórios. Geralmente, é realizada por laparoscopia com anestesia geral. Por meio de pequenos cortes no abdômen, a hérnia de hiato é corrigida e um novo esfíncter esofágico é construído com a colocação de parte do estômago ao redor do esôfago para evitar o refluxo.
A recuperação dessa cirurgia é relativamente rápida, sendo comum que o paciente receba alta no dia seguinte à realização do procedimento. Para retomar as atividades cotidianas, seja no trabalho ou estudo, são necessários de sete a 14 dias, de acordo com avaliação médica especializada. A recuperação total, por sua vez, leva cerca de dois meses.
Apesar de causar pouco desconforto, é preciso estar atento aos cuidados pós-operatórios para evitar infecções. Igualmente, cuidar da dieta é parte importante do processo de restabelecimento da saúde, especialmente porque nas primeiras semanas depois da cirurgia é necessário se alimentar apenas com líquidos. Não se esqueça, consultas regulares com o seu médico especialista são importantes. Cuide-se!

Fonte compartilhado por via facebook
Dr. Roger Moura
(Especialista em Cirurgia Avançada do Aparelho Digestivo)

#DrRogerMoura #Medicina #CirurgiãoDigestivo #CirurgiaIndividualizada #cirurgia #DoençadoRefluxos #cuidados #Prevenção #SaúdeMaranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário